Fechar

@InProceedings{SaranMarPerBotSan:2019:PrApFu,
               author = "Saran, Jordan Ferreira and Marinho, Ronnie Shida and Pereira, 
                         Clayton Martins and Botega, Leonardo Castro and Santarem Segundo, 
                         Jos{\'e} Eduardo",
          affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Universidade 
                         Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional de Pesquisas 
                         Espaciais (INPE)} and {Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and 
                         {Universidade Estadual Paulista (UNESP)}",
                title = "Proposta de aplica{\c{c}}{\~a}o da fus{\~a}o de dados e 
                         informa{\c{c}}{\~o}es no apoio {\`a} preven{\c{c}}{\~a}o de 
                         acidentes de tr{\^a}nsito nas rodovias federais brasileiras",
            booktitle = "Anais...",
                 year = "2019",
         organization = "Workshop Informa{\c{c}}{\~a}o, Dados e Tecnologia (WIDaT), 3.",
             keywords = "Preven{\c{c}}{\~a}o de Acidentes de Tr{\^a}nsito, Fus{\~a}o de 
                         Dados e Informa{\c{c}}{\~o}es, Rodovias Federais Brasileiras.",
             abstract = "A responsabilidade pela coleta e disponibiliza{\c{c}}{\~a}o de 
                         dados oficiais sobre acidentes, infra{\c{c}}{\~o}es e 
                         condi{\c{c}}{\~o}es nas rodovias federais brasileiras est{\'a} 
                         descentralizada em diferentes {\'o}rg{\~a}os p{\'u}blicos do 
                         Poder Executivo Federal. Como efeito desta 
                         descentraliza{\c{c}}{\~a}o, n{\~a}o h{\'a} uma 
                         unifica{\c{c}}{\~a}o das bases de dados para o planejamento de 
                         a{\c{c}}{\~o}es de fiscaliza{\c{c}}{\~a}o e de 
                         preven{\c{c}}{\~a}o de acidentes nessas vias. Por outro lado, os 
                         modelos de fus{\~a}o de dados e informa{\c{c}}{\~o}es surgem 
                         como forma de orientar os processos de desenvolvimento de 
                         sistemaspara a aquisi{\c{c}}{\~a}o, infer{\^e}ncia, 
                         avalia{\c{c}}{\~a}o e representa{\c{c}}{\~a}o de 
                         informa{\c{c}}{\~o}es situacionais de alto n{\'{\i}}vel.Nesse 
                         contexto surge o presente trabalho de pesquisa, que tem como 
                         objetivo auxiliar o planejamento de a{\c{c}}{\~o}es de 
                         preven{\c{c}}{\~a}o de acidentes de tr{\^a}nsito em rodovias 
                         federais, ao propor a aplica{\c{c}}{\~a}o dos m{\'e}todos da 
                         fus{\~a}o de dados e informa{\c{c}}{\~o}es, a partir de dados 
                         coletados de forma semiautom{\'a}tica de{\'o}rg{\~a}os 
                         governamentais, e de informa{\c{c}}{\~o}es inseridas manualmente 
                         pelos agentes envolvidos. Assim, ao utilizar a fus{\~a}o de dados 
                         na aplica{\c{c}}{\~a}o proposta neste artigo,espera-se obter 
                         representa{\c{c}}{\~o}es mais completas, precisas e enriquecidas 
                         com dados de m{\'u}ltiplas fontesdeacidentes de tr{\^a}nsito. 
                         Almeja-se com isso minimizar problemas de acidente de 
                         tr{\^a}nsito nas rodovias federais brasileiras.",
  conference-location = "Bras{\'{\i}}lia",
      conference-year = "27-29 nov. 2019",
                label = "self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR",
             language = "pt",
           targetfile = "Artigo_WidaT_Final.pdf",
        urlaccessdate = "28 abr. 2024"
}


Fechar