@InProceedings{SaranMarPerBotSan:2019:PrApFu,
author = "Saran, Jordan Ferreira and Marinho, Ronnie Shida and Pereira,
Clayton Martins and Botega, Leonardo Castro and Santarem Segundo,
Jos{\'e} Eduardo",
affiliation = "{Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and {Universidade
Estadual Paulista (UNESP)} and {Instituto Nacional de Pesquisas
Espaciais (INPE)} and {Universidade Estadual Paulista (UNESP)} and
{Universidade Estadual Paulista (UNESP)}",
title = "Proposta de aplica{\c{c}}{\~a}o da fus{\~a}o de dados e
informa{\c{c}}{\~o}es no apoio {\`a} preven{\c{c}}{\~a}o de
acidentes de tr{\^a}nsito nas rodovias federais brasileiras",
booktitle = "Anais...",
year = "2019",
organization = "Workshop Informa{\c{c}}{\~a}o, Dados e Tecnologia (WIDaT), 3.",
keywords = "Preven{\c{c}}{\~a}o de Acidentes de Tr{\^a}nsito, Fus{\~a}o de
Dados e Informa{\c{c}}{\~o}es, Rodovias Federais Brasileiras.",
abstract = "A responsabilidade pela coleta e disponibiliza{\c{c}}{\~a}o de
dados oficiais sobre acidentes, infra{\c{c}}{\~o}es e
condi{\c{c}}{\~o}es nas rodovias federais brasileiras est{\'a}
descentralizada em diferentes {\'o}rg{\~a}os p{\'u}blicos do
Poder Executivo Federal. Como efeito desta
descentraliza{\c{c}}{\~a}o, n{\~a}o h{\'a} uma
unifica{\c{c}}{\~a}o das bases de dados para o planejamento de
a{\c{c}}{\~o}es de fiscaliza{\c{c}}{\~a}o e de
preven{\c{c}}{\~a}o de acidentes nessas vias. Por outro lado, os
modelos de fus{\~a}o de dados e informa{\c{c}}{\~o}es surgem
como forma de orientar os processos de desenvolvimento de
sistemaspara a aquisi{\c{c}}{\~a}o, infer{\^e}ncia,
avalia{\c{c}}{\~a}o e representa{\c{c}}{\~a}o de
informa{\c{c}}{\~o}es situacionais de alto n{\'{\i}}vel.Nesse
contexto surge o presente trabalho de pesquisa, que tem como
objetivo auxiliar o planejamento de a{\c{c}}{\~o}es de
preven{\c{c}}{\~a}o de acidentes de tr{\^a}nsito em rodovias
federais, ao propor a aplica{\c{c}}{\~a}o dos m{\'e}todos da
fus{\~a}o de dados e informa{\c{c}}{\~o}es, a partir de dados
coletados de forma semiautom{\'a}tica de{\'o}rg{\~a}os
governamentais, e de informa{\c{c}}{\~o}es inseridas manualmente
pelos agentes envolvidos. Assim, ao utilizar a fus{\~a}o de dados
na aplica{\c{c}}{\~a}o proposta neste artigo,espera-se obter
representa{\c{c}}{\~o}es mais completas, precisas e enriquecidas
com dados de m{\'u}ltiplas fontesdeacidentes de tr{\^a}nsito.
Almeja-se com isso minimizar problemas de acidente de
tr{\^a}nsito nas rodovias federais brasileiras.",
conference-location = "Bras{\'{\i}}lia",
conference-year = "27-29 nov. 2019",
label = "self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR",
language = "pt",
targetfile = "Artigo_WidaT_Final.pdf",
urlaccessdate = "28 abr. 2024"
}